Minha viagem ao Chile

by - 09:26


 Para quem está por fora, eu avisei que ia viajar na página do blog no Facebook. Mas não avisei para aonde eu ia. Passei uma semana no Chile, a maior parte na capital, Santiago, e um dia em Viña del Mar e Valparaíso. Cheguei ontem a tarde de viagem e vou contar sobre como é o Chile.


 Eu cheguei em Santiago mais ou menos às 11h da noite, deu um problema com o avião e tive que ir para o Rio de Janeiro para depois ir para o Chile. Foi bem cansativo, fiquei horas a fio no aeroporto. Mas vamos pular essa parte. O aeroporto internacional de Santiago é bem diferente dos aeroportos do Brasil, é bem mais arrumado, limpo e organizado, mas não tem aquela movimentação de aeroportos como o Guarulhos em São Paulo, o Chile é quase parado em comparação. Inclusive, há propagandas da Claro em todo lugar (sim, a empresa de telefone).


 Santiago é uma cidade linda, muito linda, é bem inspirada na Europa. No subúrbio, não há nada demais, é meio brasileiro até, mas a parte mais central, é de tirar o fôlego. As calçadas são bem largas e cheias de árvores, muitos vão ao trabalho andando ou de bicicleta. Não vi ninguém alternativo, nem uma cor de cabelo diferente, mas vi um número até grande de mulheres e adolescentes usando creppers e coisas estilo tie dye, fora as roupas estilo andino. Os cidadãos também são muito educados e geralmente entendem o que você falar em português, alguns restaurantes têm até desconto para brasileiros.

Shopping Parque Arauco
 No domingo, fui à Cordilheira dos Andes e fiquei maravilhada. Foram duas horas só para subir a montanha e chegar ao Valle Nevado, onde ainda havia um pouco de neve para ver. Chegando lá, a vista valeu a pena todo o tempo e cansaço da subida, era linda de morrer, parecia os cenários do filme O Senhor dos Anéis.


 Já no dia seguinte, fui para Viña del Mar e Valparaíso, cidades costeiras próximas a Santigo, mais ou menos uma hora de carro (tipo São Paulo e Guarujá). Me apaixonei pelo Pacífico, é lindo demais, a cor da água era impressionante. Viña del Mar é uma cidade que a parte linda está no litoral, a arquitetura de alguns prédios era impressionante, tudo era incrivelmente arborizado. Já Valparaíso, era uma cidade mais malcuidada, muitos prédios antigos, lixo no chão, mendigos, quase como o centro de São Paulo.

Viña del Mar
Valparaíso

 Nos dois dias depois, terça e quarta, eu fiquei doente. Fiquei muito triste, queria ir no Museu de La Moda, li que tinha uma exposição da Marilyn Monroe, fora outros pontos históricos e museus que não pude ir. Felizmente, na quarta, eu estava um pouco melhor e consegui fazer algumas compras. Na tarde de ontem, voltei ao Brasil.


 É quase meio óbvio que no Chile haviam muitos pratos com carne e sem arroz e feijão, mas eu senti falta de uma coisa que temos aqui e não percebemos a falta que faz: suco natural. Não tinha lá? Mais ou menos, lá não tem esse negócio de você chegar em um restaurante e pedir um suco natural, a maior parte era Del Vale ou outro suco de caixa (que nem tem fruta, na verdade). Eram raros os restaurantes com sucos assim e eram no máximo dois sabores. Fez uma falta imensa.


 Outra coisa que notei é que há poucas chilenas louras e ainda menos usando marcas como Abercrombie ou Hollister. Elas pareciam se valorizar mais como são e procurar roupas que não fazem propaganda.


You May Also Like

1 comentários