Relembre: as princesas da Disney

by - 16:31


 Acredito que todos aqui assistiram filmes da Disney quando eram menores, não é? Acho que também a maior parte das garotas se encantaram com as famosas e maravilhosas princesas da Disney (lógico que alguns garotos devem ter amado também). Afinal, as histórias eram boas, músicas que marcavam e tudo tão colorido e lindo, não é? Ontem eu estava procurando algo para ver na televisão e vi que estava passando A Bela e a Fera no Disney Channel, um milagre, nunca mais vi passando algo clássico naquele canal. Depois do filme, comecei a relembrar quais foram as princesas, ou melhor, as mulheres que foram inspiração para muitos nos filmes da empresa. Tem algumas que não são consideradas princesas de verdade, porque não são na história, mas para mim são simplesmente por serem maravilhosas, e algumas são até desconhecidas para alguns. De qualquer modo, vamos falar de todas.

A Bela e a Fera (1991)



 Eu poderia começar com qualquer uma, mas Bela é a princesa que mais me identifico. Eu imitava ela lendo livro enquanto andava, com sucesso até! Mas o que falar sobre ela? Bela foi uma grande inspiração minha para começar a ter ideias feministas, afinal há o confronto das ideias da garota que sabe ler, pensar e quer algo para a vida contra o machista Gastão que desaprova que uma garota pense, mas a quer por ser linda e a única que não o quer. Acho que esse é um dos melhores filmes da Disney, passa os melhores valores: mulheres devem pensar por si mesmas, lerem, casarem se quiserem e por amor, nunca se submeter ao homem, amar pelo interior... Enfim, o desenho também é maravilhoso, sem falar nas músicas. Lembro que quando era pequena fui a um musical de adaptação desse filme, chorei de tão lindo. Me apaixonei pela música Seja Nossa Convidada depois de todas aquelas cores. Tudo isso, é a explicação do meu amor por esse filme (sem falar que é na França).


Aladdin (1992)



 Tenho que falar na Jasmine em segundo lugar, porque ela é uma deusa. Fora a cultura árabe que me encantava, o filme é repleto de magia e uma ótima história. Tudo bem que é o clichê da garota que é salva pelo garoto e mimimi, mas Jasmine é dotada de força de vontade, tendo determinação e não se entregando a qualquer homem. E romance dos dois é tão lindo. Quem não foi marcado pela música Um Mundo Ideal? Eu amava tanto as músicas desse filme que até ganhei um CD com elas (risos).


A Branca de Neve (1937)



 Quando eu era pequena, parecia uma versão da Branca de Neve criança, cabelos curtos e escuros, cara branca e redonda, olhos escuros e bochechas rosadas. Isso é engraçado, porque nunca amei a Branca nem odiei. Realmente, não sei o que penso dela. Eu gosto dela por ser uma boa pessoa, pensar nos outros e tals. Mas ela é tontinha, não tem força de vontade, não faz nada além de limpar a casa e cozinhar. Então não sei, mas a história em si eu acho bem legal.

Cinderella (1950)



 Eu AMO o filme da Cinderella. Não por causa dela, mas pelos outros personagens. Choro de rir com o Rei, o Duque, os ratinhos amigos dela e o Lúcifer (o gato preto). A Cinderella é meio boba, mas boa como a Branca, porém ganha uns pontos a mais comigo por não precisar ser resgatada por nenhum príncipe (eu não tenho ódio disso, mas acho que é um exemplo melhor para as crianças de que mulheres não precisam de homens para viver). Mas é claro que a sequência de filmes foi uma bosta, estragou completamente a história. Sou muito mais o primeiro.


Mulan (1998)



 Agora essa sim é o melhor exemplo para qualquer garota, mesmo que não seja oficialmente uma princesa. Mulan é a diva das divas. Cortar o cabelo, entrar no exército para salvar o pai, salvar a China e ainda ficar junto com o comandante da tropa? Acho que isso é só para ela. Ela pode não só se salvar, como salvar todos e provar que mulheres podem ser tão boas em coisas "de homem" (exército). Sem falar que eu morro de rir com o Mu Chu. A sequência do filme é até bonitinha, mas nada comparado ao primeiro filme.


O Corcunda de Notre Dame (1996)



 Ok, Esmeralda também não é uma princesa oficial, é uma cigana, mas porra, ela é incrível. Acaba com os capangas, linda, boa e a primeira diva negra a aparecer na Disney. O Corcunda de Notre Dame sempre foi uma história meio triste e dramática para mim, tinha certo receio de assistir, ver tanta injustiça e gente sofrendo. Mas acho também que me mostrou como o mundo é lá fora, com pessoas injustas e crueis e com pessoas boas e maravilhosas. Me ensinou a ser como Esmeralda e lutar sempre pela justiça e pelo o que eu acredito.


A Bela Adormecida (1959)



 Aurora é a única princesa que eu não gosto. Tudo bem, a história não é ruim e a música, criada pelo meu querido Tchaikovsky, é linda de ouvir. Mas ela não faz NADA, absolutamente NADA em 90% do filme! Ela era tão sem sal que eu torcia para a vilã, a Malévola, ganhar toda vez que assistia. A Malévola que era uma diva, glamourosa e poderosa. Acho também que é um dos filmes clássicos que o príncipe mais aparece, até chego a gostar dele. Mas o fato de Aurora não ter nada além da beleza e bondade comum a todas as princesas, me incomoda. Me perdoem os fãs, mas é o filme que menos gosto da Disney.


A Princesa e o Sapo (2009)



 Finalmente um filme com uma princesa negra oficial da Disney! E isso demorou quase 100 anos para acontecer (e tem gente que acha que racismo não existe hoje em dia). É até recente, mas se tornou um dos meus filmes favoritos. Nova Orleans, Blues, Vodu, começo do século 20... simplesmente me apaixonei! Tiana também é um exemplo de mulher, aquela que trabalha o tempo todo para conquistar o seu sonho que, olhem só, não é se casar e ter filhos, mas sim ter o próprio restaurante. Foi uma releitura maravilhosa daquela história que encantou muitas crianças. 


Hércules (1997)



 Quando eu era pequena, não conhecia ninguém que havia assistido Hércules, hoje em dia tenho alguns amigos tão pirados nesse filme quanto eu. As músicas eram maravilhosas e tinha linda garota para o herói, Megara (ou Meg). Meg não é uma princesa oficial, mas é diva do mesmo jeito. Ela tem um jeito blasé (possivelmente a primeira hipster na minha vida), mas de um jeito legal, ela é muito na dela com medo de se apaixonar pelo protagonista porque já teve seu coração quebrado. Acho que é a única com uma história assim em toda Disney e isso é muito legal.


Enrolados (2010)



 Outro filme novo para mim e para muitos, mas excelente. Eu esperei muito tempo para um filme da Disney sobre a Rapunzel, já que eu detestava o da Barbie. Fui assistir no cinema sem muitas expectativas e sai de lá com dor no estômago de tanto rir. É uma princesa ingênua, mas maravilhosa, curiosa e super divertida. Enrolados ensina você a aproveitar a vida e apreciar coisas pequenas, como quando Rapunzel sente a grama com os pés pela primeira vez.


Atlantis (2001)



 Esse sim é o filme mais underground da Disney, até agora não conheci ninguém que amasse ou pelo menos conhecesse. Adoro e adoro esse filme. Mítico, expedições, magia, mitos, e uma princesa totalmente nova, e sim! Ela é oficialmente uma princesa! Seu nome? Princesa Kidagakash Nedakh, ou Kida para os íntimos. O filme é sobre um homem chamado Milo Thatch que sempre sonhou em encontrar a cidade perdida de Atlantis e com a ajuda de um amigo de seu avô, consegue embarcar em uma expedição em busca do mito. O que ele não sabia é que a civilização ainda estava viva e se apaixona pela princesa, mas ela tem uma ligação muito forte com o Cristal, uma divindade para o povo da cidade. E a expedição está cheia de homens a procura de lucro e sem sentimentos, aumentando ainda mais a trama da história. Pessoalmente, eu sou apaixonadíssima pela cena da união de Kida com o Cristal.


A Pequena Sereia (1989)



 Também está na minha lista de favoritos simplesmente porque: sereias e mar! Eu sou apaixonada pelo mar desde pequena e sempre desejei fortemente ser uma sereia. A história é muito boa e mostra uma garota que vai atrás do garoto que ama, e não o contrário. Magia, canções maravilhosas e muitas cores, é um filme encantador.


Pocahontas (1995)



 Não é um filme que vi muitas vezes, mas era apaixonada pela cena da música As Cores do Vento. Era sempre meio deprimente para mim, gente morrendo, guerra, dominância dos europeus... Mas mesmo assim, Pocahontas é admirável. Uma mulher que conseguiu impedir outras centenas de mortes só pelo diálogo. E para quem não sabe, isso realmente aconteceu, só o final que é diferente. 


Lilo & Stich (2002)



 AMO, AMO, AMO E AMO MIL VEZES!!! Acho que é um dos filmes que nunca enjoarei de ver. Morro de rir, é lindo, uma ótima história e quem não ama o Stich? Acredito que tanto a Lilo quanto a irmã dela, Nani, são inspirações para todos. Perderam a família, mas Nani continua se mantendo forte e dando o melhor de si pela irmã, enquanto a pequena é excluída e não tem amigas, mas continua a vida, acreditando que tudo irá melhorar (e estava certa). 


Tarzan (1999)



 Mesmo que Jane seja meio bobinha, ela é um exemplo para lutarmos pelo que é correto. Ela não é muito ponta firme, mas mostra que as mulheres pensam e podem sim lutar e ganhar pelo o que acreditam. É um dos filmes que mais assisti quando era menor.


Encantada (2007)



 Critique quem quiser, mas eu amei esse filme. A mistura de desenho com filmagem foi genial, porém o que mais gostei foi a ironia de como seria uma princesa na cidade grande, cantando para ratos e baratas virem limpar a casa (risos). A história é bem bonitinha e tem referencias de outros filmes da Disney.


You May Also Like

5 comentários

  1. Amei o post,quando eu era criança nas brincadeiras eu adorava fingir que era a Kida de Atlantis hahaha.Só senti falta da Alice nessa lista(eu sei q ela também não é uma princesa "oficial")

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma viciada em Disney, minha princesa favorita é a Jasmine, até por que a história de amor dela é linda demais da conta, acho que a Kida deveria ser sim princesa oficial, já que ela é filha do rei de Atlantis, e melhor que o Muchu em Mulan é só a avó dela,hahsuashuas ´´ me convoquem para a próxima guerra !`` , adooooooro , e a Mégara é diva , simplesmente diva demais da conta, ela é sexy, inteligente, ousada, perfeita demais, e a Esmeralda também, adoro ela lutando com os guardas, embora o filme seja um pouco assustador para crianças novas demais, eu mesma tive medo quando ouvi a música ´´ fogo do inferno `` quando era pequena, só entendi tudo depois de mais velha hashuashuashuas . Ow, adoro seu blog, adoro seus posts .
    Abraços ^^

    irisramsesblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. I think my fave are definitely Belle, Bianca Nives (hehe) and Pocahontas! Alright all brunette like meself haha
    Xxx
    Lorna

    Http://lornasharp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. As minhas favoritas são a Jasmine e a Esmeralda, o estilo meio árabe delas é...diferente!

    ResponderExcluir
  5. Pera, Atlantis não é conhecido?? eu gostava tanto dele que tenho até o VHS (2001 né). Também é um dos meus filmes favoritos, não tanto pela princesa quanto pelos outros personagens!

    ResponderExcluir