Mark Ryden
Mark Ryden em seu estúdio e auto-retrato |
Mark Ryden nasceu dia 20 de janeiro de 1963 em Oregon, Estados Unidos. Cresceu no meio de arte, seu pai sustentava a família através da pintura. Esse foi o ambiente que influenciou Mark e seu irmão, Keyth Ryden (KRK), a trabalharem com arte.
Graduou-se em 1987, na Art Center College of Design, em Pasadena. Após a faculdade, Ryden começou a trabalhar como um artista comercial, fazendo capas para álbuns como Dangerous de Michael Jackson, One Hot Minute do RHCP e Clear Hearts, Grey Flowers da banda Jack Off Jill. Chegou a fazer a capa do livro Desperation and Regulators do renomado autor de suspense Stephen King. Só em 1998 que estreou seu trabalho solo, com o nome de The Meat Show, em Pasadena.
Seus trabalhos sempre envolvem muitos símbolos de várias culturas, como Jesus e o número sete. A carne também é um elemento muito utilizado, assim como ele demonstra uma preferência por garotinhas (não, ele não é pedófilo). De acordo com Ryden, carne é a física substância que nos faz vivos através desta realidade. Todos nós estamos "vestindo" nossos corpos, e esses são meros trajes de carne. Ryden também utiliza ícones de nossa cultura, chegando a criticar algumas vezes. Ele já pintou a Barbie, Jimi Hendrix, Leonardo DiCaprio e outros. Em uma coleção, ele fez alguns quadros inspirados em Lady Gaga.
"Eu suponho que seja a contradição que me faz trabalhar com o tema de carne em minha arte." Mark Ryden
Espero que tenham gostado!
2 comentários
Amei o ultimo, :P
ResponderExcluirAmo o trabalho do Mark Ryden! Surrealismo é muito amooor <3
ResponderExcluir